Etapas do Tratamento Radioterápico

1. Consulta para avaliação de Radioterapia

É a avaliação do paciente em uma consulta com um médico Radioterapeuta. Nesse dia faz-se a análise da necessidade do tratamento radioterápico. Pode ser solicitado ao paciente que traga exames realizados anteriormente ou que faça mais exames caso persistam dúvidas com relação à indicação do tratamento.

Os familiares e o paciente recebem orientações relacionadas com o seu tratamento, e agendam a simulação do tratamento no Tomógrafo Computadorizado – simulador (TC – sim).

2. Aquisição de imagens com tomografia para programação do tratamento

A tomografia de programação é realizada em dia e horário marcados com o paciente na posição de tratamento.

O TC – sim é um tomógrafo helicoidal que reproduz todos os movimentos do acelerador linear (aparelho que realiza o tratamento radioterápico) e que também está ligado por rede ao sistema de planejamento 3D da radioterapia.

3. Programação do tratamento no Sistema de Planejamento Eclipse

O Sistema de Planejamento é o cérebro de um serviço de Radioterapia Moderno, permitindo ao físico médico e ao radioterapeuta o estudo de múltiplas alternativas de tratamento.

No sistema de planejamento faz-se o estudo da distribuição da radiação que atinge o volume alvo do tratamento (tumor), permitindo escolher a alternativa que mais poupe os tecidos sadios adjacentes.

Como parte do planejamento da radioterapia também se faz a distribuição dos multileafs (lâminas que moldam o tamanho e formato do campo de radioterapia) no campo de tratamento, protegendo as áreas que não devem ser irradiadas.

4. Transferência de dados do planejamento para o acelerador linear

O Oncoville conta com um sistema Aria para Gerenciamento da radioterapia, com transmissão por rede de todos os dados do tratamento:

Tamanho e posição de todos os campos de tratamento;
Localização dos multileafs (lâminas que moldam o tamanho e o formato do campo de radioterapia);
Posicionamento do aparelho e da mesa de tratamento.
O sistema Aria controla todos estes dados eliminando o risco de erro humano em qualquer uma destas etapas.

5. Verificação do posicionamento do paciente e dos campos de tratamento no acelerador linear (aparelho de tratamento radioterápico)

6. Tratamento no Acelerador Linear e Controle com obtenção de imagens diárias através do sistema de IGRT (Exactrac®)

Durante a radioterapia o paciente passará por uma avaliação semanal com o médico radioterapeuta para avaliação clínica, acompanhamento do tratamento e prescrição de medicamentos, se indicado. Caso seja necessário poderá ser realizada mais uma consulta clínica de revisão por semana.

7. Com o término da radioterapia o paciente é reencaminhado ao médico de origem com relatório detalhado do tratamento.