IGRT

A Radioterapia Guiada por Imagens (IGRT) surgiu da necessidade de localizar de forma mais precisa o tumor ou os órgãos internos acometidos no instante do tratamento, para que houvesse melhor correlação com as imagens de referência.

Dependendo da região a ser irradiada, o tumor necessita de controles mais aprimorados. Por exemplo, quando se trata de tumores prostáticos, em que a próstata pode se movimentar internamente em função das mudanças fisiológicas do reto e da bexiga (que estão intimamente próximos ao órgão), essa movimentação pode ser expressiva entre diferentes frações.

O IGRT também pode ser indicado para auxiliar em tratamentos que requerem extrema precisão, como a Radiocirurgia de Dose Única ou com máscara (frameless) e a Radiocirurgia Estereotáxica Corpórea  – SBRT

O Oncoville dispõe do IGRT Exactrac® Brainlab, um dos mais modernos do mercado:

O Sistema Exactrac 6D® Brainlab é formado por um conjunto de dois equipamentos de raios X, mesa robótica, dois painéis detectores de alta resolução e um sistema de emissão e detecção de infravermelhos. A Tomografia de Referência, utilizada para planejamento e contendo os alvos, é enviada ao sistema para que sejam reconstruídos os mesmo planos que serão adquiridos durante o tratamento. Duas radiografias ortogonais são feitas, com o paciente em posição de tratamento, e comparadas àquelas geradas pelas imagens da Tomografia de Referência. O sistema calcula as diferenças na posição do paciente, em todas as direções – vertical, longitudinal e lateral –, e se existem giros, inclinações ou rotações. A mesa de tratamento é automaticamente corrigida, direcionando o paciente à posição correta, e novas imagens são realizadas para garantir um grau de localização submilimétrico.