A Radioterapia é a terapêutica que utiliza radiações ionizantes como parte do tratamento do câncer. Essa terapêutica pode ser usada no tratamento oncológico de forma radical (exclusiva) como modalidade exclusiva ou adjuvante (combinação com cirurgia e/ou quimioterapia) com a finalidade de atingir o máximo de controle da doença.

A Radioterapia também pode ser usada em condições não-malignas, como o tratamento da neuralgia do trigêmeo, doença ocular de Graves e prevenção de quelóide.

A maioria dos pacientes com câncer necessitarão de radioterapia em alguma fase da doença, podendo o tratamento ser curativo, adjuvante, neoadjuvante, terapêutico ou paliativo a depender do tipo de tumor, localização e estágio, bem como as condições gerais do paciente.

O que é Radioterapia?

A Radioterapia é a área da medicina que usa radiação para o tratamento de certos tipos de doenças. No caso do câncer, ela tem a função de destruir as células neoplásicas. Pode ser usada de forma isolada ou combinada com cirurgia e/ou quimioterapia.

Quando a Radioterapia é utilizada?

CURATIVA:

A radioterapia é utilizada com finalidade curativa em vários tipos de tumores e pode agir de forma isolada (radioterapia exclusiva) ou associada à cirurgia ou à quimioterapia.

No tratamento do câncer, a indicação de cada uma das armas terapêuticas depende do diagnóstico específico do indivíduo – que leva em conta a localização do tumor (mama, próstata etc.), seu tipo histológico (resultado da biópsia ou cirurgia) e sua extensão no organismo (se o tumor está restrito ao órgão de origem ou se está também comprometendo órgãos adjacentes – como gânglios linfáticos – ou outros distantes).

A tomada de decisão de quando e como a radioterapia será utilizada depende da avaliação do radioncologista em consulta médica.

ALÍVIO DOS SINTOMAS:

Embora não vise a cura do câncer, o tratamento paliativo pode ser indicado para redução ou diminuição da velocidade de crescimento de tumores ou para redução de sintomas, como dor, sangramento ou compressão sobre órgãos sensíveis.

A radioterapia paliativa pode ser indicada para:

  • Aliviar a dor óssea.
  • Tratamento de compressão da medula espinhal
  • Tratamento de sintomas de tumores de pulmão
  • Tratamento de sintomas de tumores de crânio