O Oncoville possui dois Aceleradores Lineares VARIAN (AL), todos equipados com colimadores de múltiplas lâminas – MLC.

AL 2100SC Varian

MLC de 120 lâminas independentes

Habilitado para tratamentos conformacionais 3D, IMRT, Rxt Intraoperatória, TBI e tratamentos superficiais e semi profundos através de:

Fótons com energias de 6 e 15 MV além de cinco energias de Elétrons com 6, 9, 12,  15 e 18 MeV.

AL 600CD Varian

MLC de 120 lâminas Millenium.

Habilitado para tratamentos conformacionais 3D, IMRT e SBRT.

Micro-MLC de 52 lâminas Brainlab, com projeção de 3mm no isocentro para Radiocirurgia Intracraniana (SRS) frameless (sem necessidade de fixação de aro estereotáxico).

Sistema de localização IGRT com Exactrac Brainlab.

Tomógrafo Simulador

A Tomografia de Planejamento – CT consiste na principal ferramenta para a localização precisa dos volumes-alvo e dos órgãos sadios adjacentes a essas áreas e é feita durante o processo de simulação.

O Oncoville possui um tomógrafo do tipo simulador, dedicado única e exclusivamente ao setor. A principal vantagem de ter um tomógrafo com essas características é o fato de poder dedicar tempo suficiente para cada simulação e de permitir que exames sejam repetidos quando necessários.

Nessa etapa, são construídos acessórios (como máscaras para imobilização de cabeça e pescoço, suporte para braços e pernas, entre outros) para serem utilizados na fixação, na imobilização ou no apoio de pacientes, e que serão necessários durante a aquisição das imagens de CT e nos dias subsequentes de tratamento.

O tomógrafo simulador tem características especiais que simulam as das máquinas de tratamento, como a mesa plana e rígida, e laseres externos para orientar no posicionamento.

Sistema de Planejamento

A clínica Oncoville possui o mais avançado Sistema de Planejamento Tridimensional para Radioterapia desenvolvido dentro nos Centros de Pesquisa Varian (EUA).

Este sistema de planejamento, chamado Eclipse, proporciona um ambiente virtual para que as mais avançadas técnicas radioterápicas como, tratamentos superficiais, conformacional 3D, IMRT, SBRT e SRS sejam simuladas na imagem tridimensional proporcionada pelo tomógrafo simulador.

As informações necessárias ao tratamento do paciente, que foram planejadas no Eclipse, são transferidas, organizadas e supervisionadas nos aceleradores lineares através do sistema de gerenciamento ARIA. Este sistema garante que todas as informações que compõem o planejamento sejam efetivamente executadas nos aceleradores lineares no momento do tratamento.