Importância do IGRT no planejamento do paciente

contato

Entre os principais tratamentos curativos do câncer está a radioterapia, para muitos tumores, essa é a melhor maneira de realizar procedimentos mais assertivos. A equipe de físicos médicos do Oncoville explica que no momento em que a sessão de radioterapia é feita, há uma entrega gigantesca de energia à região acometida pelo tumor através da radiação. Importância do IGRT no planejamento do paciente.

Diante disso, entendemos que a entrega de energia deve ser feita da forma mais precisa possível à região a ser tratada, pois, do contrário, órgãos e tecidos vizinhos à região comprometida receberão doses de radiação desnecessariamente, podendo ter seu funcionamento comprometido temporária ou permanentemente. 

Na radioterapia a precisão está na capacidade de reproduzir, em todas a sessões de tratamento, essa entrega de energia de forma concentrada na região a ser tratada, minimizando ou até mesmo evitando possíveis efeitos colaterais nos tecidos e órgãos vizinhos a esta região. A técnica responsável pela localização precisa da região a ser tratada é a Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT) e uma das formas mais eficientes de se fazer IGRT é utilizando o Exactrac @Brainlab. 

Esse equipamento é composto de uma câmera de infravermelho, dois tubos de RX e dois painéis receptores, além de uma mesa robótica com movimentos de translação e rotação automáticos. A câmera de infravermelho fica acoplada ao teto da sala de Radioterapia e tem a função de pré-posicionamento do paciente após ele deitar-se na mesa de tratamento. Os dois tubos de RX, localizados no piso da sala, farão duas exposições, que serão captadas pelos dois painéis presos ao teto da sala após os RXs passarem pelo paciente, proporcionando duas imagens distintas. 

O software do Exactrac se encarregará de comparar essas imagens àquelas utilizadas no planejamento do tratamento. Qualquer diferença entre o posicionamento atual do paciente em relação ao que foi planejado será automaticamente corrigida submilimetricamente por translação e/ou rotação da mesa robótica. Só depois de cumpridas essas etapas, que garantirão precisão de posicionamento, o tratamento começará.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 9 =

Radioterapia estereotáxica corporal é segura e eficaz para pacientes com lesão óssea não espinhal
Radioterapia estereotáxica corporal é segura e eficaz para pacientes com lesão óssea não espinhal
Saiba Mais
Principais tipos de câncer que atinge as mulheres
Conheça os principais tipos de câncer que atingem as mulheres
Saiba Mais
Dia Mundial da Saúde Bucal
Pacientes oncológicos precisam ter acompanhamento odontológico
Saiba Mais

Receba novidades