Tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado no dia 31 de maio e tem como objetivo alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis que estão relacionados ao tabagismo, o tabagismo fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil e é o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. O levantamento ainda aponta que cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco, entre eles cigarros, charutos, cachimbos e narguilés. Além de ser o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, o tabagismo também está relacionado com doenças pulmonares crônicas (DPOC) e tuberculose, por exemplo, e também pode trazer doenças para o coração. Importante lembrar que os fumantes passivos, aqueles que não utilizam o tabaco, mas ficam próximos de uma pessoa enquanto ela fuma, também devem ter cuidado. O tabagismo mata mais de sete milhões de pessoas por ano no mundo, sendo que cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo.

Estudos mostram que a vida de uma pessoa que fuma 15 cigarros por dia é reduzida, em média, cinco anos. Parar de fumar é difícil para muitas pessoas, por isso é necessário buscar o apoio de especialistas que indicarão as melhores ações para que o vício no tabaco acabe. Quanto antes parar de fumar acarretará em benefícios para a saúde.

Sobre o Oncoville
O Oncoville é uma clínica de excelência em radioterapia que oferece tratamento para o câncer de forma integral e personalizada, seguindo padrões internacionais de qualidade. O centro de oncologia dispõe de uma infraestrutura ampla e moderna para garantir bem-estar e conforto aos pacientes. Dispõe de equipamentos modernos e com tecnologia de ponta, como aparelhos de imagem IGRT, IMRT e Braquiterapia em 3D, de alta precisão, que, aliados a uma equipe multidisciplinar especializada, garantem um tratamento oncológico de qualidade com alto nível de satisfação. A clínica mantém uma equipe de profissionais especializados e atualizados para aplicar técnicas altamente avançadas como Radiocirurgia craniana, Radioterapia com Intensidade Modulada – IMRT, Radioterapia Guiada por Imagens – IGRT e Braquiterapia em 3D. A conjugação de um tratamento eficaz aliado à excelência do atendimento de uma equipe altamente especializada é nosso maior referencial.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − um =

Radioterapia estereotáxica corporal é segura e eficaz para pacientes com lesão óssea não espinhal
Radioterapia estereotáxica corporal é segura e eficaz para pacientes com lesão óssea não espinhal
Saiba Mais
Principais tipos de câncer que atinge as mulheres
Conheça os principais tipos de câncer que atingem as mulheres
Saiba Mais
Dia Mundial da Saúde Bucal
Pacientes oncológicos precisam ter acompanhamento odontológico
Saiba Mais

Receba novidades